19 de janeiro de 2018

#jáfomos

Não há maneira de tentar ser irónico ou subtil ao escrever sobre o que se passou hoje em Setúbal. Para ser claro, é isto:

Temos um treinador velho, com boas ideias de treino mas que se acobarda mais a cada jogo que se passa. Ele já não age, apenas reage. Aos 60m de jogo, saltava à vista que Rúben Ribeiro estava a mais (ou a menos) e que tinha de sair, para entrar Podence. Para irmos à procura do 2-0. JJ tirou RR aos 80m. Para entrar Battaglia. Foi a sentença final no resultado. Antes do jogo começar, estávamos a ver a Sporting TV e estava lá um velhote, ex-jogador do Sporting, cujo nome não me recordo agora, e estava a contar que, quando era treinador, parece-me, tinha uma frase que costumava dizer e que era mais ou menos isto "Vamos a eles antes que venham eles a nós" ou coisa que o valha. O Sporting não foi a "eles", não teve vontade de os comer, de os massacrar. Mais uma vez, falta "killer instict" a esta equipa, vontade de comer a relva. Não percebo porquê, não sei se é falta de vontade ou falta de cafeína, o que sei é que, sistematicamente, isto repete-se. Às vezes, parece que o objetivo da equipa em campo não é marcar golos mas sim jogar à rabia no meio campo adversário. Tanta puta de toque de bola e passes para aqui e passes para acolá e não saímos disto. A falta de tesão da equipa é tanta que conseguem meter o nosso avançado a fazer passes para o colega em vez de rematar à baliza. Se as equipas não sairem lá de trás e não derem espaço, é sempre a mesma merda, os mesmos 70% de posse de bola e 1 ou 2 remates perigosos à baliza. Noutros clubes, essa falta de tesão é resolvida internamente pelo treinador (quem nunca ouviu falar nos discursos "secador de cabelo" de Alex Ferguson?) ou pelo presidente (as célebres descidas ao balneário) ou é resolvida externamente (as "esperas" das claques ao autocarro da equipa). Infelizmente, não vejo nem JJ com genica suficiente para tal nem BdC com autoridade suficiente para que algo mude no balneário. E, da forma como as claques do Sporting estão actualmente "domesticadas", esse "viagra" externo também não acontecerá. 

Eu não tenho ilusões: já fomos. Neste campeonato de merda, onde os pontos valem ouro, qualquer deslize é fatal. Estamos no início da 2ª volta e já temos 5 empates. Olho para o calendário do Benfica (16 jogos, 9 na Luz e 7 fora) e vejo que já não têm de ir ao Dragão, Alvalade e Braga. Nem têm de jogar mais nenhuma competição além da #LigaMickeyMouse. Vejo o Porto com uma vontade de ganhar que até faz inveja.

Ainda temos de ir ao Dragão, Braga, Marítimo... alguém acredita que vamos ganhar mais jogos do que Benfica ou Porto? Alguém está a ver Benfica ou Porto perderem pontos como nós perdemos em Moreira de Cónegos ou Setúbal? A reação de Coentrão no final do jogo é de alguém que sabe muito bem o que acabou de se passar esta noite. #jáfomos








Como desejo estar errado...

Sem comentários: