10 de janeiro de 2017

Més que un Estat

O #EstadoLampiânico não se resume apenas aquilo que vemos nos campos de futebol.

Já o sigo há bastante tempo no Twitter e tenho o blog nos meus favoritos mas admito que não sou leitor assíduo, até porque o blog é demasiado "táctico". Refiro-me ao blog "Lateral Esquerdo", escrito por um treinador de futebol, Pedro Bouças. Como disse, não sigo muito o blog e não tenho nada positivo ou negativo a dizer sobre o próprio blog e o seu autor. Refiro apenas que nas redes sociais, o blog (e o seu autor) sempre teve uma aura de "blog de culto", e  vi-o ser muitas vezes referido e partilhado no Twitter.

Há umas semanas, lembro-me de ter visto referências ao facto de o autor do blog ter sido convidado para participar na Benfica TV, julgo - pelo que li no Twitter - a convite de um "militante" lampião, o JG1904, mais um daqueles filhos de Sportinguistas e que o Complexo de Édipo ajuda a explicar o seu ódio ao Sporting (e a chegada de Bruno de Carvalho à presidência do Sporting também explica, claro). Bom, li que tinha ido à Benfica TV e tal, não pensei muito no assunto. Para dizer a verdade, sempre que li o blog, julguei sempre tratar-se de algo mais pró-verde do que pró-Benfica mas é apenas uma suposição. Se for o contrário, atesta bem a isenção do autor. 

Mas é seguinte que quero fazer notar: como disse, já acompanho o blog há já algum tempo, sempre foi um blog "semi-obscuro", apenas para tipos que gostam de tácticas e não sei quê - não é um blog de "massas" - , mas tenho a certeza de que os jornalistas desportivos deste país, pelo menos a maior parte, conheciam o blog. Vi algumas vezes jornalistas a partilharem posts do blog. Bom, após o tal convite à Benfica TV (nem sei se continua a lá ir), reparo numa reportagem no jornal A BOLA, há umas semanas, onde o autor do "Lateral Esquerdo" é convidado a dar uns bitaites sobre o Manchester United, creio. É verdade que já não costumo ler A BOLA com tanta atenção como o fazia anteriormente mas não me lembro de o ter visto o Pedro Bouças escrever por lá... E hoje reparo que o site do Record (não sei se também terá espaço em "papel") também já tem uma secção do Lateral Esquerdo, escrito pelo próprio Pedro Bouças.


Como disse, nada contra o Pedro Bouças, absolutamente nada. Que fique bem claro. Apenas quero constatar que é engraçado ver que os jornais desportivos só se interessaram pelo Lateral Esquerdo após a "benção" da Benfica TV. A minha área não são os meios de comunicação social nem nunca tive interesse pessoal no assunto (só me interesso por causa do Sporting) mas se eu fosse um recém licenciado na área, sei bem qual seria a primeira coisa que colocaria no curriculum vitae: "benfiquista". Aposto que foi isso que escreveram (na verdade, acho que nem precisaram) os tipos do Azar do Krajl e do Insónias em Carvão para começarem a colaborar no Expresso e Record, respectivamente.

Estamos em plena era dourada (ou vermelha...) daquilo que eu gosto de chamar "A Banalidade do Lampionismo". É normal os jornalistas, cronistas, colaboradores ou diretores serem lampiões. Ou árbitros.








BÓNUS:

Hoje reparei num tweet do vice-diretor do Record, o Nuno Farinha, onde ele criticava os Sportinguistas por se terem queixado do lance que deu origem ao golo do Feirense.







No meu leitor de RSS feeds do pc, é relativamente fácil pesquisar os últimos tweets de qualquer user do Twitter que lá adicione. Perdi cerca de 5 minutos e encontrei, apenas relativo aos últimos dois ou três meses, os seguintes tweets do Nuno Farinha a criticar árbitros e a arbitragem em geral, quase sempre relacionado com o futebol espanhol. Isto é a hipocrisia dos jornalistas lampiões de hoje. Não aceitam críticas aos árbitros e à arbitragem portuguesa mas, no fundo, eles são iguais a nós... aliás, são piores, porque também são fanáticos e, ao mesmo tempo, jornalistas, com capacidade de influenciar opiniões. O verdadeiro #EstadoLampiânico.


3 comentários:

Kovacevic disse...

Não duvido nem por um segundo da existência de um estado lâmpiónico, que se vê, por exemplo, nas críticas do Edinho à direcção do Sporting, nos ataques de um treinador (Vitor Oliveira) a outro (Jorge Jesus) a propósito de nada, no facto de a Assembleia da República discutir o acordo do Sporting com a banca, nas inenarráveis promos da RTP ou noa vídeos que aparecem no Record para procurar justificar a expulsão do Edinho, só para dar alguns casos.

Em relação ao blog lateral-esquerdo, ponho a hipótese de ser fruto de uma estratégia de marketing, ou seja, ter sido o autor, ou, mais provavelmente, alguém por ele, a oferecer-se para vários jornais em simultâneo. Há livros para vender e sites para rentabilizar...

Captomente disse...

@Kovacevic,

Pois, é provável. Apenas quis assinalar a sequência (e a coincidência!) de primeiro ter aparecido na Benfica TV e só depois nos jornais nacionais. Se tivesse aparecido primeiro na Sporting TV, o mais provável era que nenhum jornal nacional lhe tivesse ligado... :P


Obrigado pelo comentário! SL

Kovacevic disse...

E eu queria dizer a expulsão do Danilo...

Se tivesse aparecido na Sporting TV estava queimado, sim.