18 de maio de 2015

O que eles queriam realmente dizer

Já ouvi e li muitas teorias sobre o que, realmente, significou a conferência de imprensa (desta vez, não estava escrito que a conferência de imprensa era para esclarecimento aos sócios, como aconteceu em conferências anteriores) de Bruno de Carvalho no sábado passado. Ora bem, chegou a minha vez de tentar descodificar o que se passou.

Na minha humilde opinião, Marco Silva "já era" e a conf. de imprensa de Bruno de Carvalho no sábado passado foi "apenas" uma resposta ao que MS tinha dito na manhã desse dia, em Alcochete. Foi uma forma de dizer a MS "Eu 'tou-te a ver e não julgues que me vou calar e esperar que colhas os louros todos com a eventual vitória da Taça de Portugal". Não foi, ao contrário que se diz, uma conferência para os sócios e/ou jornalistas. Os jornalistas presentes em Alvalade foram apenas um meio para atingir o fim último, que era transmitir a mensagem de BdC a MS.

Porquê publicamente?

Porque tem mais impacto. Faz temer. Costumo ver a série "Criminal Minds" e lembro-me de ver muitos episódios em que o vilão está escondido algures e a forma que os agentes do FBI encontram para lhe transmitir uma mensagem directamente é fazendo conferências de imprensa. O público e jornalistas julgam que o FBI está a falar para eles mas na realidade, servem apenas para comunicar com o "criminoso". Por exemplo, lembram-se da célebre conferência de imprensa de BdC dirigida aos bancos..? Pois. É óbvio que BdC não poderia confrontar directa e abertamente o treinador a 15 dias da final! Fê-lo mas de uma forma camuflada o suficiente para que apenas MS o percebesse claramente mas foi deixando (várias!) pistas ao longo da conversa. Quando um casal está prestes a divorciar-se e há uma peça de teatro da filha no final do ano escolar, ambos vão tentar aguentar o casamento até lá e só depois consumar a separação.

Sem mais demoras, eis o que depreendi da conferência de MS, de manhã em Alcochete, e de BdC, à noite em Alvalade:*






Sábado, 12h45m, Alcochete, Marco Silva:


"Não, não influencia nada [notícias]. Se vocês analisarem aquilo que é, o que tem sido a época, portanto, tem sido recorrente esse tipo de notícias, esse tipo de... o que nesta novela tem acontecido, estes tabus todos, não é de agora. Se não afectou em alturas em que foi muito mais evidente, em que atingiu proporções muito diferentes, e vocês sabem perfeitamente aquilo que nós estamos aqui a falar, portanto não é agora que irá afectar."

Sabem muito bem que eu e o presidente andamos às turras há meses, por isso já estou habituado.






"Não afecta absolutamente nada... dizer-vos que, neste caso, não é agradável, porque referiram-se diretamente ao meu nome e à minha vontade própria e naturalmente, tenho que vos dizer que aquilo é totalmente falso o que foi dito, a minha vontade ficou bem vincada há um ano atrás, onde assinei o contrato que assinei com o Sporting e aí ficou bem vinculada a minha vontade."

Só saio do Sporting se me pagarem a indemnização. 






" Naturalmente, como qualquer clube e como qualquer empresa, iremos analisar no final da época aquilo que foi a época, como é normal, como todos os clubes fazem, não só o Sporting mas todos os clube fazem. Agora, tenho de vos dizer claramente que aquilo que foi dito, e estou a falar em relação ao meu nome e à minha vontade, é totalmente falso e daí estar a entrar neste caminho e nesta conversa."

Como disse, tenho contrato e só saio se me pagarem.






"Agora se afecta, claro que não afecta. Nós estamos bem cientes daquilo que é a nossa responsabilidade, é óbvio que para quem é sportinguista, não gosta de ver o que se tem passado nos últimos dias na comunicação social. Agora, o que eu lhes garanto, e sem a menor dúvida, que isto não vai afectar nada do que será o nosso rendimento, não vai afectar nada do que será o Sporting dia 31 de maio, que é aquilo que é importante, eu sei que para eles é muito importante... Não vai afectar em nada! Pode nos tornar ainda mais fortes, não tenham dúvidas disso. Podem crer que terão um Sporting forte, que é o que todos nós ambicionamos, todos os adeptos do Sporting ambicionam, isso vão ter de certeza absoluta. Isto não vai afectar absolutamente nada."

Apesar de todos os problemas que o nosso presidente tem causado, a equipa e eu estamos juntos e vamos vos oferecer a Taça de Portugal.






"Sim, mas isso não sou eu que tenho de estar aqui a vos responder a isso, como vocês devem calcular [se já não deveria ter vindo alguém dizer se MS continua ou não na próxima época]. Não sou eu nem nunca o farei, portanto.. nem é minha competência sequer fazê-lo. Não sou eu que tenho de dizer isso."

Terá de ser Bruno de Carvalho a despedir-me. 






"Eu vejo duas formas, as notícias que vieram a público... uma, falei-vos em relação à minha questão pessoal, já disse claramente o que tenho a dizer. E vejo isto de duas formas: O meu trabalho terá de ser avaliado pela minha competência, por aquilo que foi o desenrolar de uma temporada. O meu trabalho... por quem dirige, pelos nossos associados e adeptos, e não vamos estar aqui a arranjar grandes alaridos, "que o Marco quer ir embora para as pessoas se virarem"... Não, esqueçam. P'rás pessoas se virarem contra o Marco... Não irão fazer, de certeza absoluta. De certeza absoluta."

Bem pode BdC andar a fazer o que quiser que não importa: os adeptos e os jornais gostam de mim.





"Porque o meu profissionalismo, o meu carácter, a minha personalidade, ficaram bem vincadas ao longo desta temporada. E nada disso irá afectar. Nada disso irá afectar. Se é normal, se não é... Já vos disse a vocês que, naturalmente, o presidente também já tornou público que não tem havido, ou que não existiu a tal reunião, não tem havido essa tal reunião, como é normal haverem reuniões ao longo da temporada, neste momento não tem acontecido. O presidente tornou isso público, não há como esconder."

O presidente anda a dar dicas para ver se me vou embora pelo meu próprio pé mas... tenho contrato.




"Em relação à minha vontade, já vos disse aqui aquilo que tinha a dizer em relação a isto, ficou bem expressa há um ano atrás, e neste momento não é importante falar mais sobre isso. Não vale a pena estarmos a falar mais sobre isso e não tem a ver com alimentar tabus ou deixar de alimentar."

Já disse que só saio se me pagarem!



"Já chega um pouco desta conversa, tenho-vos dito que para mim não é novidade, tem sido recorrente. Lembro-me que desde a 5ª jornada, desde a 5ª jornada, que oiço falar sobre isso... que teve o seu ponto mais alto, como vocês sabem, durante o mês de dezembro e janeiro, mas eu já oiço isso desde a 5ª jornada... Mas, dezembro e janeiro, um pouco levado ao extremo, com alguma "sacanice" pelo meio, sinceramente, se assim se pode dizer."

O presidente quis-me foder com aquela história do Zé Eduardo mas não conseguiu.




"Agora, neste momento não. Estou concentrado, toda a gente no Sporting está concentrada - o presidente falou há 3 dias e disse o que tinha a dizer em relação a isso - , toda a gente no Sporting está concentrada para este jogo. Os jogadores estão concentrados, e digo-vos mais: nada disto... se, se alguma questão aqui é para desestabilizar, nada disto irá desestabilizar. Nada, zero. Zero. Todas as pedras que possam chegar até aqui... não vão chegar. Pode nos tornar mais fortes e é isso que eu quero. E se for para isso, que continue a aparecer."

O presidente bem pode falar por ele ou mandar o Zé Eduardo que não importa, os adeptos gostam de mim.










20h35m, conferência de imprensa do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho.

"Pensei muito, muito, antes de fazer esta intervenção. E pensei em todas as consequências que ela pode ter ou não. Acontece que sei que, uns vão falar que eu, com esta conferencia de imprensa, desestabilizo, outros vão dizer que estava numa altura de marcar uma palavra. Todas estas notícias com que temos sido bombardeados diariamente, são para nós um motivo de não podermos estar mais calados. Todas estas notícias que saem sobre o presidente do Sporting, sobre o treinador do Sporting, sobre atletas, sobre treinadores, obrigam-nos a que, de uma vez por todas, tenhamos de falar e falar aquilo que muitos querem ouvir."

Já 'tou farto que tu venhas mandar indirectas nas conferências de imprensa antes e depois dos jogos. Foi aquela na Madeira, hoje foi esta... Chega! Queres colocar os sportinguistas do teu lado à minha custa e isso não te admito!




"Sobre o futebol, quero relembrar algumas coisas. Desde o primeiro dia desta época, dei sempre, sempre, o meu apoio incondicional ao nosso plantel. E vou-vos relembrar algumas coisas que, infelizmente, as pessoas se esquecem. Fui eu que disse que tínhamos o plantel que queríamos. Fui eu que disse, várias vezes, que tinha muito orgulho no plantel que tínhamos. E fui eu que disse, várias vezes, que tínhamos objectivos e o objectivo [principal] era lutar para ser campeão. Isto significa que, desde o primeiro dia, a confiança é absolutamente total."

Desde o primeiro dia te disse que o plantel era este e mais os jogadores da equipa B. O projecto da equipa é construído a partir do plantel, não do treinador. 





"Sei que vão querer logo falar de Facebooks. Não faz absolutamente sentido nenhum. Disse, claramente, e repito que aquilo que foi feito, foi feito num contexto de rigor e exigência mas também num contexto onde é importantíssimo não termos medo de comunicar aquilo que é o sentimento generalizado aos próprios sócios e adeptos. Relembro que sempre por sempre, apoiei o nosso plantel."

Deixem ser mariquinhas. O jogo em Guimarães foi uma vergonha.




"Relembro aos sportinguistas que o projecto Sporting, se calhar às vezes acham que ainda estamos há 2 anos atrás, onde os projectos eram nomes e chavões. Aqui, o projecto do Sporting tem mais de 120 medidas - era um programa eleitoral - e envolve todo o grupo Sporting e toda a sua gestão. E tem pilares base. Pilares esses que são, sem dúvida nenhuma, aqueles pilares que nós relevamos e que é conhecido de todos, em termos da avaliação de seja do que for, dentro do grupo Sporting, onde também o é, com certeza absoluta, o futebol. "

Tu não fazes cá falta nenhuma. Há outros treinadores disponíveis que encaixam neste projecto do Sporting.




"E relembro então algumas bases desse projecto que tem mais de 120 medidas. Relembro algumas: Rigor, Competência, Carácter, Lealdade e Hierarquia. São pontos absolutamente fundamentais em qualquer projecto e o Sporting não é excepção."

Não foste rigoroso, competente, és falso, traidor e desrespeitador.





"Relembro aos Sportinguistas também que na Assembleia Geral de 17 de janeiro, disse, sobre estas temáticas, que se um dia achasse que era altura de falar a sério sobre tudo aquilo que se tem passado este ano no Sporting, que o faria. E assim o farei. E os sportinguistas podem ter a certeza que o farei. No dia e no local que considero certos."

Depois da final da Taça de Portugal vou contar toda a verdade sobre ti.





"Faço minhas as palavras de hoje do Marco Silva, quando disse que, neste processo, longo, extenso, houve alguma "sacanice". Eu vou reforçar: houve muita "sacanice"."

És um grande sacana, Marco...




"Nessa data, vou explicar aos sportinguistas como funcionam esta coisa das "fontes" jornalísticas. Relembro, que neste processo todo, que tem meses, só houve um alvo. Só houve uma pessoa que sofreu humilhações diárias, críticas... fui eu, presidente do Sporting Clube de Portugal, e com isso, o próprio Sporting. Tudo o que se fala sobre este processo, as pessoas teimam - e é por isso que depois vou explicar, no dia e local certo, aos sportinguistas, como funcionam as "fontes" jornalísticas -, um alvo. Quero vos dizer que, várias vezes, durante este processo, eu, como presidente do Sporting, já me pronunciei. Várias vezes, neste processo, eu já me pronunciei. Já me pronunciei sobre jogadores, já vos expliquei, já me pronunciei sobre o treinador, já me pronunciei sobre o passado, o presente e o futuro, mas realmente, as ditas "fontes" teimam em levar os jornalistas e os sportinguistas sempre para o lado do ataque ao presidente do Sporting.

Depois da final da Taça de Portugal, vou contar aos sportinguistas que afinal eras tu e o teu empresário passavam informação aos jornais e que andavam a dizer aos jornalistas que eu interferia no teu trabalho e mais não sei o quê.






"Quer que os sportinguistas entendam que quando os assuntos são importantes, vale a pena fazermos um exercício que não é muito difícil. Que é: quem beneficia desse mesmo assunto? Se nos esforçássemos todos a fazer este exercício, se calhar alguma luz se fazia no espírito das pessoas. Quero relembrar todos que Portugal é um país muito pequeno. Que a certa altura, todos ficamos a saber tudo. Quem almoça com quem, quem janta com quem, quem toma café com quem, quem se encontra com quem, quem liga aos jornalistas, quem se encontra com comentadores... Tudo se sabe neste país. Quero vos dizer o mesmo que diz o povo: a mentira tem perna curta. E alguém anda a mentir e muito, aos sportinguistas! 

O único que sai bem da fotografia, quer o Sporting ganhe ou perca a final, quer fique ou saia do Sporting, és tu, Marco. Mas deixa estar que eu vou-te foder: vou contar a toda a gente com quem é que o teu empresário andava almoçar. Vou desmentir-te em público em frente aos sportinguistas! 





"Quero relembrar também que muitos têm sido os sportinguistas que, quem sabe, talvez também influenciados pelas ditas "fontes", se andam a pronunciar em bicos de pé sobre o que não sabem nem procuram, junto do clube, saber. Quando tudo ficar esclarecido, e ficará, sem dúvida nenhuma, - continuo a dizer, no momento certo e no local certo -, fique já claro para essas pessoas que os sportinguistas ficarão, mais uma vez, a perceber qual é o seu entendimento sobre sportinguismo e porque é que muitos deles não deixam de ser apelidados de papagaios."

Já disse: depois da final da Taça de Portugal, vou desmascarar certos papagaios do Sporting que continuam por aí a palrar.




"Quero vos relembrar que o Sporting tem dois jogos importantíssimos para o campeonato nacional. Dois jogos que os jogadores do Sporting, que os adeptos do Sporting, têm de tomar como duas finais. Têm de tomar como, o Sporting Clube de Portugal não pode, porque infelizmente já não pode, passar para um lugar mais à frente e está sossegado porque não pode cair nenhum lugar, não podemos deixar de olhar para estes dois jogos com a importância que eles têm. Dois jogos importantes para demonstramos aos nossos sócios e adeptos, de que esses, sim, merecem todo o nosso respeito e todo o trabalho que fazemos, 24 horas por este e neste clube, é isso que neste momento, devemos ter o enfoque."

Os jogos com o Nacional e com o Estoril foram uma vergonha. Respeitem os sócios e adeptos do Sporting que são quem vos paga os salários. Encarem os jogos a sério e não como se fossem jogos de pré-época. Infelizmente, são apenas jogos que valem pontos e não títulos porque alguém não trabalhou tanto e como devia. Sim, estava a falar para ti, Marco.






"É numa Taça de Portugal no dia 31, onde não há vitórias antecipadas, onde só com trabalho e humildade nós podemos atingir esse objectivo. O Braga é uma equipa forte e os jogadores do Sporting têm de estar absolutamente concentrados naquilo que é a sua missão. Naquilo que é a sua profissão, porque os jogadores são profissionais."

Livrem-se de não ganhar a merda da Taça.




"É neste momento que quero acabar de transmitir isto aos sportinguistas. Em profissionais não há desestabilização. Em profissionais não há assuntos que desestabilizem. A entrada e saída de jogadores é perfeitamente normal em qualquer plantel. A entrada e saída de treinadores é perfeitamente normal em todos os plantéis."

 Repito: livrem-se de não ganhar a Taça. Não há desculpas.





"Aqui [neste assunto em particular] há uma tentativa clara de desestabilização mas a desestabilização de uma pessoa só, do presidente do Sporting Clube de Portugal. E continuo e dizer, quem tente desestabilizar o presidente do Sporting Clube de Portugal, claro que atinge todo o Sporting Clube de Portugal, os seus sócios e os seus adeptos. E esses merecem respeito. E esses merecem não ser enganados."

Andas-me a foder com uma pinta do caralho e ao mesmo tempo, enganas os sportinguistas.






Bónus:

"Aquilo que eu gostava que as pessoas tivessem noção que, quando eu olho para um programa de televisão e vejo um contador - um contador! - que conta os dias para iniciar a preparação da próxima época, quero dizer que já expliquei que Portugal é muito pequenino e que sabemos tudo. O presidente do Sporting e os orgãos sociais do Sporting que estão aqui, também sabem tudo."

Tu até com o Rui Santos andas a falar, caralho! Tu e/ou o teu empresário!





E aquilo que eu lhe digo [ao jornalista] é que a seguir à minha entrevista [na Sporting TV], por coincidência, a seguir à minha entrevista, estive reunido na SAD com a administração e o com director de futebol, e começámos, todos, a fazer a preparação na próxima época. Portanto, o contador, se calhar, não está certo como não está certo a maior parte das coisas que vocês dizem todos os dias, repetindo, massacrando... mas continuo a dizer, não há dúvida nenhuma, de que as "fontes" têm que ser poderosas. A seu tempo, serão explicadas."

Já estou a preparar a próxima época, pá. Não sejam estúpidos. Mas deixa lá que no final vou meter a boca no trombone.




*Nota: foi o que eu depreendi, deduzi, não significa que concorde ou deixe de concordar com tudo o que se está a passar.

15 comentários:

Bruno S disse...

Não sei se tiveste a oportunidade de ver o fim da CI, mas acho difícil consiliar aquilo que vi e ouvi com a tua interpretração.

(https://www.youtube.com/watch?v=T1WZPgsMz1Q)

De resto, agradeço o trabalho que fazes.

Abraço,

Bruno S.

Captomente disse...

Viva. Vi toda a CI e, admitindo que houve sinais contrários, continuo a manter o que escrevi no post. BdC não podia correr o risco de acabar a CI tomando quase como certa a saída de MS e por isso, deu sinais errados acerca da sua continuidade. Contudo, nunca afirmou peremptoriamente que MS continuaria.

Obrigado pelo post.

SL

RP disse...

Brilhante Capto, brilhante.

Anónimo disse...

Muito bom. Continua Capto
SL

Anónimo disse...

Boas,

Tem a sua graça e concordo com a mensagem!
Na minha opinião já há muito que marco silva está certo no benfica...a minha dúvida está em quem irá para o Sporting?!

Ass: João

Octavio disse...

O mais engraçado é que vai ser o Bruno Carvalho a pagar o 1º ano de ordenado do Marco Silva no seu próximo clube (que deve ser o Benfica), através da indeminização que terá de pagar.

E o Sporting, quanto terá de pagar para se ver livre de Bruno Carvalho?

O que não diria o candidato Bruno Carvalho ao Presidente Bruno Carvalho se este contratasse o 3º treinador em 3 anos? Se tivesse a pagar, simultaneamente, a 2 equipas técnicas?

Anónimo disse...

Octávio, Octávio... o que tu queres sei eu, mas não vais ter. A corja que tanto gostas e que ia acabando com o SCP NUNCA, NUNCA mais voltará a (des)governar este clube...cRoquetteiro

Anónimo disse...

Boa noite.
São sempre exercícios de especulação, ou melhor, de tentar decifrar a tensão contida ao estilo "Lie to me". Mas há uns que são muito bem feitos, como é o caso desta análise.
É uma leitura pacificadora... pelo menos para mim que já li muito coisa hoje. Se calhar demasiada...
Seja como for muitos parabéns! Assim vale completamente a pena o tempo que se demora a ler.
Pela parte que me toca vou esperar para ver como corre o mês e Junho.
Tenho pena porque a conferência conjunta de apresentação do Marco há um ano ano foi moralizadora. Até pensei "gandas tomates. nunca vi um treinador do Sporting falar assim. Se esta confiança for materializado ninguém nos pára... deixa lá ver".
Curiosamente o que mais gostei nesta última conferência de imprensa, foi o Presidente, ser presidente. A falar do trabalho para nos reerguer, não os recados, mas os últimos 5 minutos da conferência em que falou do lema do Sporting e do que os homens de 1906 queriam! Aquela imagem do puzzle que combinado dá a glória e que para estar no Sporting não se pode ter só uma das partes... tem de se ter todas. Achei isso brutal! Se calhar estou a focar-me no acessório e a deixar de lado o essencial, mas essa última parte é que me fez feliz!
Obrigado Captomente!
SL
Basco "O Leão"

Anónimo disse...

A sua interpretação parece-me a melhor até agora... Este nosso presidente devia mandar embora o MS mas antes da porta fechar devia sair também... É uma vergonha a imagem que tem transmitido do Sporting... Teve um primeiro ano pautado por algum low profile (e bem) mas o seu verdadeiro estilo surgiu no segundo (o de adepto de claque e de treinador de bancada)... E deste não precisamos para nada...

Sérgio disse...

Brutal!

Costuma dizer-se que com a verdade me enganas e o Captomente não andará muito longe da mesma.

SL,

Anónimo disse...

"E o Sporting, quanto terá de pagar para se ver livre de Bruno Carvalho?"

Aí é que está.

Isto tudo é de uma BAIXEZA miserável. Ainda vem para aqui este Captomente, como se estivesse a narrar uma coisa extraordinária. Que maltrapilhos...

AfonsoHenriques disse...

Brilhante.

Concordo com tudo.

Excelente explanação só não entende quem não quer

Captomente disse...

Obrigado a todos pelos comentários, mesmo aqueles que se serviram apenas para deitar fel em vez de se referirem ao conteúdo do post.

SL

gps disse...

O captmomente anda a ver muitos filmes :)

Alguns aspectos poderão ser verdadeiros, mas acredito mais que alguém tenha colocado uma "casca de banana" para Bruno de Carvalho escorregar (ou seja alguém inventou factos para envenar a relação entre os diversos responsáveis pelo Sporting e nós caímos que nem uns patinhos)

Carlos Franco disse...

Acharia imensa graça a esta rábula se fosse dedicada à um qualquer outro clube.

Infelizmente resume o nosso último ano e apenas posso dizer isto....

É tudo muito triste!