25 de abril de 2015

Liga Matrix

Tinha pensado escrever isto há uns tempos mas a vitória do Porto contra o Bayern desmoralizou-me e fez-me questionar tudo. Porém, a goleadada humilhante do Porto "fueled by Doyen" em Munique perante um Bayern debilitado (sem Robben, Ribery, Alaba, Benatia, Javi Martínez, etc) voltou a inspirar-me para escrever isto: a Liga Portuguesa - o futebol português - é um "Matrix", um sistema.



"São todos nossos inimigos, Marco. Media, árbitros, adversários... todos!"




Tal como no filme, o dia-a-dia do futebol português não passa de uma mentira montada por uns poucos para manter muitos na ilusão. No "Matrix" da Liga Portuguesa o Benfica é o campeão do mundo e arredores mas que depois fica em último no seu grupo da Champions. No "Matrix" da Liga Portuguesa, para o ignóbil Freitas Lobo e muitos como ele, o William é um jogador que "apenas sabe lateralizar" e o Fernando é o melhor trinco do Mundo. Fora do "Matrix" e a jogar em Inglaterra, o Fernando é considerado por um reputado jornalista da BBC Sport como alguém "lento e incapaz de fazer passes verticais". Maurício, o saco de pancada favorito dos jornalistas e adeptos portugueses no último ano e meio, é alguém que, desde que assumiu a titularidade da Lazio em janeiro, ajudou o clube laziale a subir ao 2º lugar da Liga italiana e a alcançar um lugar na final da taça.

Itália, esse país tricampeão do mundo mas que não percebe nada de futebol.

E Mangala é um dos flops do ano em Inglaterra. E David Luís em França. Vislumbram aqui o padrão..?

Como explicar que haja um leitor inglês que escreva para o The Guardianperguntando se, por uma equipa ter jogado nove (9) jogos em quarenta (40) contra dez jogadores (10), isso seria um "qualquer tipo de recorde" e haver um cidadão português que tenha respondido "Não, há uma equipa em Portugal chamada Benfica que este ano já jogou onze (11) jogos em vinte e cinco (25) e na época 2009/10 já tinha jogador dezassete (17!) em trinta (30)." Pensem bem nisto: havia um tipo inglês que julgava que 9 em 40 era algo de estranho!

eheh 17 em 30. :)


Eu li o "Golpe de Estádio", do Marinho Neves, como já 'tou farto de dizer aqui no blog. Quem não o leu, que o leia. Aquele livro é um manual de como manipular o futebol português. Está lá tudo: colocar jogadores e treinadores "amigos" em clubes da 1ª e 2ª Liga, corrupção de árbitros, e manipulação nos Conselhos de Disciplina, Justiça e Arbitragem, etc, etc.

Não tenho dúvidas que alguém ligado à direção do Benfica leu o livro. Não afirmo que o Benfica corrompa árbitros - não necessitam - mas que manipulam o futebol português, disso não tenho dúvidas. É um sistema 2.0, mais refinado, mais "Matrixizado". Não corrompem árbitros mas tenho a certeza que, desde aqueles tempos conturbados de choradinho e que até obrigaram Vítor Pereira a vir fazer um esclarecimento dos erros dos árbitros na parte final de uma época desportiva, o Benfica tem beneficiado bastante de nomeações mais "simpáticas". É muito diferente ter um árbitro internacional a apitar um jogo na Luz do que alguém recém-chegado à 1ª Liga ou de que ter o Bruno Paixão a apitar o Benfica no Minho do que o Cosme Machado ou outro árbitro local. Por exemplo, há quantos anos não apita o Benquerença jogos do Benfica na Luz?

Só num campeonato manipulado como o nosso é que uma equipa como o Benfica pode jogar todos os seus jogos, sistematicamente, em casa, às 17 horas. Imaginem, por um momento, o que diria Mourinho se o Arsenal jogasse todos os seus jogos em casa aos sábados, às 17h, e o Chelsea tivesse de jogar, fim de semana sim, fim de semana não, aos domingos ou segundas, às 20h15 ou 21h? É legal aquilo que o Benfica faz? Claro que é, os direitos tv são deles. Mas não deixa de cheirar tão mal como quando o Boavista foi campeão e jogava quase sempre às sextas feiras à noite, fora dos holofotes e pressão dos media.

Só num campeonato manipulado como o nosso é que o Benfica pode jogar contra o Estoril no Algarve ou contra o Arouca em Aveiro. O nosso amigo inglês não acreditaria se o Manchester United fosse jogar contra o Stoke City em Wembley ou contra o Newcastle em Hampden Park...

Só num campeonato manipulado como o nosso é que o Benfica e o Porto podem jogar contra Belenenses e Nacional, enquanto Miguel Rosa, Deyverson, Rui Fonte e Tiago Rodrigues ficam na bancada, seja para "proteger o jogador" ou por uma súbita "gastroenterite", e não haver um clamor nacional a gritar "infâmia!" perante semelhante batotice perpetrada contra quem jogou contra Belenenses e Nacional na sua máxima força, excepto os adeptos sportinguistas, os únicos que tomaram o comprimido vermelho que Morpheus deu a escolher a Neo no início do filme e que os faz estarem de olhos bem abertos perante a fantochada que é a Liga "Mickey Mouse" Portuguesa de Futebol Profissional.




Aposto que se fizessem o filme hoje, mudavam as cores dos comprimidos de vermelho para verde e o azul para vermelho



Tal como Neo, tomámos o comprimido vermelho, acordámos e vimos a realidade tal como ela é: uma merda. O futebol português é uma merda e não serão os fundos, tão elogiados pelos diretores de jornais desportivos portugueses, que nos ajudarão a sair desta triste realidade. Sim, o Benfica de JJ chegou a duas finais da Liga Europa mas será que com a vitória nesta competição a valer uma ida à Liga dos Campeões na época seguinte, o percurso será tão fácil como noutros anos..? A campanha dos clubes italianos desta época parecem querer sugerir que não. Ah, e não esquecer que os mesmos fundos que ajudam os clubes portugueses a lutar na Europa são os mesmos que ajudam a desnivelar a competição em Portugal. É a hipocrisia suprema que nenhum jornalista ou comentador em Portugal ousa mencionar. :)

Os adeptos sportinguistas tomaram o comprimido vermelho há muito tempo e, por uns momentos, parecia que os benfiquistas também o tinham tomado mas rapidamente percebemos que apenas tomaram um comprimido placebo, pois a célebre luta contra a corrupção e em favor da "verdade desportiva" rapidamente se desvaneceu assim que foram jogar a Arouca em Aveiro e perceberam que o 33º título estaria mais perto.

Estamos sozinhos nesta merda. Todos são nossos inimigos. Todos. Necessitamos de um Neo novo Marco Silva. Em dezembro passado, Bruno de Carvalho e José Eduardo tentaram com que Marco Silva tomasse o comprimido vermelho para que "acordasse para a realidade" e, por uns momentos, parecia que tinha mesmo tomado. Porém, a avaliar, por exemplo, na forma pouco firme como lidou com a impressionante marca de treze (13!) cartões vermelhos que os jogadores do Sporting já viram esta época, colocando quase totalmente o ónus da culpa nos próprios jogadores, a pouca utilização de jogadores (em forma) da equipa B e a atitude displicente como a equipa, sistematicamente, entra nos jogos e chega ao intervalo com o marcador a zero, faz recear que Marco Silva tenha tomado o comprimido vermelho mas não o tenha engolido...



Acorda, Marco! A Taça de Portugal está aí à porta! 









(sim, vi os filmes do Matrix recentemente, sim) :P

8 comentários:

Luís disse...

A dada altura deixe de conseguir ler, mas ainda deu tempo para apanhar uma indignação da sua parte quanto ao facto de "alguém" permitir que o Benfica tivesse os seus jogos sempre às 17h, enquanto outros tinham de jogar à segunda. Ora meu amigo, isso é só possível porque o Benfica não tem de se sujeitar à sporttv como vocês têm... Tão simples quanto isso.

RP disse...

Grande Captomente. Excelente post. Infelizmente estamos num país em que quem manda não quer que o pessoal tome comprimidos vermelhos, pelo contrário o futebol serve de distração para o povo e assim continuamos a levar com gajos que nem para mandarem em casa servem, quanto mais para governarem Portugal, e a merda é a mesma no futebol, infelizmente não tenho qualquer esperança que o sistema acabe, porque interessa a muita gente.

Anónimo disse...

Muito boa análise / paralelo da liga com o Matrixa. A liga portuguesa deve seguir o exemplo da liga inglesa na questão dos direitos televisivos, e a uma maior igualdade na divisão do dinheiro.
Duas ou três épocas atrás, os clubes espanhóis da 1liga espanhola, (excepto os grandes) impuseram essa questão dos direitos televisivos na liga espanhola. Lembro me de uma notícia, na qual dizia que as rádios deixaram de fazer o relato devido ao aumento dos preços estipulados.
SL continua a escrever, que o pessoal agradece

Captomente disse...

@Luís Claro que sim, ninguém disse o contrário. :)

@RP Eu também não tenho esperança que o sistema desapareça a breve ou médio prazo mas ainda assim, acho que é possível subvertê-lo e, desse modo, vencê-lo. Têm é de todos remarem para o mesmo lado. SL

@Anónimo Apenas esta época irá ser, realmente e definitivamente, assinado um acordo de centralizações dos direitos tv dos clubes espanhóis. Fala só chegar a acordo com a % que a Federação Espanhola irá receber. Depois deles, seremos a única Liga "top" europeia sem os direitos tv centralizados e com um canal de clube a transmitir jogos do próprio clube...

Obrigado, eu pelo comentário! SL

Anónimo disse...

Excelente post, sem dúvida! Só uma correcção: a Itália ganhou 4 e não 3 campeonatos do mundo: 1934, 1938, 1982, 2006 logo não é «país tricampeão», mas sim tetra. Outro ponto: espero e gostava que não o fizessem, mas não sei se corrompem árbitros, o Captomente sabe garantidamente que não corrompem? Eu só sei que, no implícito das palavras do actual presidente que já deu mais que a entender que ganhou as primeiras eleições a que se candidatou, o vice-presidente PPC dificilmente chegou a vice-presidente através da efectiva e factual maioria de votos dos sócios do Sporting. É triste que atirem à cara dos sócios do Sporting a responsabilidade de ter tido um vice-presidente assim, sobretudo quando foi graças a um vasto grupo de sócios do Sporting que a anterior direcção foi impedida de terminar o seu mandato. SL

Anónimo disse...

*não sei se não corrompem; não sei se corrompem ou não.

Captomente disse...

@Anónimo Toda a razão, foram quatro vezes campeões do mundo (o que ajuda ainda mais ao post). Não escrevi nem afirmei que o "Benfica não corrompe árbitros", o que escrevi é que não posso afirmar que eles corrompem ou não - não sei - mas do que vejo, nem precisam de o fazer, pois as nomeações "estratégicas" induzem e condicionam "a priori" a sua actuação nos jogos do Benfica. Espero ter sido esclarecedor.

Quanto ao Pereira Cristóvão... a melhor prova da nossa idoneidade é facto de ele ter saído do clube pouco depois das primeiras notícias vindas a público.

Conho disse...

Nossa idoneidade?

Caralho, elegeste um corrupto para o clube, como já sucedeu noutras paragens.

Vai lá rever Moreira, Nacional, Dragão, Luz, Paços...

Caralho , mais triste que ser sportinguista, é ser lagarto leofilizado.

Põe-te nas putas, pá!