14 de setembro de 2014

Continuidade

Depois do jogo acabar, invadem-nos trezentos mil pensamentos: não jogámos um caralho, o Belenenses só (não) joga assim connosco, João Mário no lugar no André Martins, já!, os reforços... quais reforços?!. o treinador é uma merda, assim não vamos lá, o Porto/Benfica vai ser (outra vez) campeão, venha o Peseiro!

É verdade, eu pensei tudo aquilo que escrevi acima. Mas hoje lembrei-me do que o speaker do Sporting disse depois do jogo ter acabado, quando nos avisou que tínhamos ganho hoje (ontem) ao Benfica em andebol. Ok, soou um pouco a um "Vá, ao menos ganhámos algo", mas acredito que mesmo que tivéssemos ganho ao Belenenses, o speaker teria nos avisado na mesma de tal vitória.

Mas voltando ao futebol. O futebol, seja Bruno de Carvalho, Inácio e mesmo o Marco Silva, só tem é de pôr os olhos no andebol e, principalmente, no futsal do Sporting. Além do futebol, são as outras únicas modalidades, verdadeiramente profissionais do clube. E que é que verificamos? Que, apesar de ambas não terem um sítio próprio para treinar e jogar regularmente, de terem um orçamento inferior a Benfica e Porto, conseguem, ano após ano, a dar luta aos dois e de, inclusive, ganhar títulos (Taças, no caso do andebol, campeonatos e Taças, no caso do futsal)!

Qual o segredo? Para mim, na minha humilde opinião, o "segredo" chama-se: continuidade.


Parece que há uma "Lei da Continuidade" qualquer em Psicologia.


Priberam é o meu melhor amigo quando estou a escrever posts aqui no blog. Ora bem, "continuidade" significa:

(latim continuitas, -atis)
substantivo feminino
1. Qualidade do que é contínuo.
2. Extensão ou duração contínua.


Sem dinheiro, e sem perspectivas futuras de virmos a descobrir poços de petróleo em Alvalade ou de que um fundo (sem fundo) queira novamente investir no clube, a única hipótese de sucesso desportivo no futebol, chama-se "continuidade". Creio que tanto BdC e Inácio têm isso em mente, na medida em que, nesta época, apenas saíram dois jogadores daqueles que podemos considerar como sendo do "núcleo duro", Rojo e Dier.

É verdade que ficámos algo debilitados no centro da defesa mas, sinceramente, não vejo muitas diferenças no Naby Sarr e no Rojo da primeira e segunda época no Sporting. Temo mais Maurício do que Sarr. Pode ser que Oliveira cresça mais um pouco e comece a lutar pelo lugar.

Continuando, e p'ra acabar, espero que, qualquer que seja o resultado final desta época, haja continuidade. Lembro-me de épocas, tanto no andebol como no futsal do Sporting, em que não ganhámos nada e a base da equipa/plantel continuou, exceptuando a questão do treinador.

Hoje, está à vista de todos que foi esse o "segredo" do sucesso.


Sem comentários: