23 de março de 2014

O "X" marca o sítio

Hoje comemoram-se dois eventos importantes. A vitória de ontem na ilha da Madeira e o primeiro aniversário de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting Clube de Portugal, sendo que o primeiro muito dificilmente teria acontecido sem o segundo.



Fiz o vídeo horas depois de BdC ter sido eleito presidente do Sporting Clube de Portugal



Como dizia o cartaz de um Sportinguista madeirense - podia ter escrito "um madeirense Sportinguista" mas não seria a mesma coisa - aquando da chegada da comitiva do Sporting à Madeira, "Bruno de Carvalho, és o nosso Papa Francisco", eu digo "Sporting, és minha fé". E a missa, o jogo de cada fim de semana.

A diferença que faz um golo... A meio da segunda parte, parecia que já estava a ver as manchetes do dia seguinte: "Sporting enterra o título na Madeira" ou "Funeral de Jardim", qualquer coisa do estilo. É que o segundo golo do Marítimo, o do empate, parecia que ia acontecer a qualquer minuto, tivesse sido por uma jogada do Derley, o irmão mais velho do Elias, ou por obra e graça do apito do portista portuense Jorge Sousa.

Mas não aconteceu. Pelo contrário, assistimos ao (re)nascimento do Sporting, quando o Jefferson conseguiu romper pelo campo adentro e enfiar a bola no sítio X de um campo de futebol, a baliza. Talvez tenha sido o golo mais importante da época. O golo conquistado na ilha do (Leonardo) Jardim e que dará acesso aos milhões da Liga dos Campeões. Se eu fosse editor d'A Bola, a primeira página de hoje teria sido a sequela da primeira página da semana passada mas desta vez com o desenho da ilha da Madeira, com um X sobre o Funchal e uma arca aberta repleta de moedas de ouro ao lado.



Eu curti esta primeira página. :P



Terminado o jogo, a notícia do dia é a suposta venda de Sir William Carvalho para o Man Utd, pelos valores da cláusula de rescisão, 45 milhões de euros (apesar de o Sporting apenas possuir 60% do passe). Se tal for verdade, como é que eu posso criticar a direção do Sporting? Seria apenas a maior transferência de sempre do Sporting e a maior de sempre de um jogador português. What? Eu quero criticar mas não tenho cara de pau para tal.

Vi hoje de manhã a equipa B jogar em Chaves. Fez-me lembrar um episódio do Seinfeld, chamado "Bizarro Jerry" (do qual também já me servi para ilustrar um post no Cabelo do Aimar, aqui há uns tempos), "onde surgiam uns personagens semelhantes ao Jerry Seinfeld, George e Kramer, mas que tinham personalidades opostas. O “outro” Jerry era compreensivo e sensível, o “outro” George era simpático e altruísta e o “outro” Kramer era calmo e perspicaz".

A equipa B do Sporting é a versão oposta do Sporting A. Começando no discurso pacato e simples de Jardim e contrastando no discurso desconexado e truculento de Abel, passando pela folha disciplinar de ambas as equipas (não sei de links para mostrar, mas sei que a equipa B do Sporting será uma das que tem mais cartões vermelhos mostrados na Segunda Liga e a equipa A, das que terá menos na Primeira Liga) e terminando naquilo que se vê, ou seja, no futebol jogado, as diferenças são completamente díspares. Se na equipa de Jardim vencemos os jogos pela força do colectivo, na equipa de Abel vencemos pela força das individualidades.

Só uma palavra para o Futsal. Creio que perdemos uma oportunidade de ouro para renovar a equipa. Quando vejo que no jogo contra o Benfica, os jogadores mais utilizados são aqueles que já tinham sido os mais utilizados na época passada (menos o Leitão, dispensado, e o Divanei, lesionado), mais acredito que a renovação urge. Sem medos. Prefiro perder este campeonato do que uma hegemonia.


P.S. Alguém que diga ao Maurício que jogar de saltos altos nos relvados portugueses não dá lá muito resultado.

3 comentários:

RP disse...

Para não variar, mais um excelente post. O Bruno de Carvalho foi a melhor contratação nos últimos 30 anos do SPORTING.SL

Anónimo disse...

O Sporting continua a ter a melhor equipa de Futsal. Notou-se a falta de Divanei. Noto também que nos 2 jogos contra os lampiões estes marcaram golos fora de série, que dificilmente repetem e aconteceram logo contra nós. Isto não vai acontecer sempre. Temos equipa e treinador para sermos mais uma vez campeões. Eu acredito! Parabéns ao presidente dr. Bruno de Carvalho pelo 1º ano de mandato. SL

Captomente disse...

@RP Gracias. Sem dúvida... SL

@Anónimo Também acho que continuamos a ter melhor equipa e também continuo a acreditar que podemos ser campeões nacionais novamente (mesmo que apenas joguemos 3 jogos em casa na final) contudo, já se nota os anos a pesar... acho que falta ali "sangue novo", só isso.

SL